Custom Menu

Latest From Our Blog

AMIgo

Taleigo AMIgo

Shop-New-Products-Website-Banner-Brown-White-Tan Taleigo AMIgo

O que é o Taleigo AMIgo?

Diz a definição que Taleigo é um saco longo e estreito, que serve para transportar comida. Antigamente faziam-se taleigos de pedaços de tecidos e até roupa velha era usada. O resultado final dependia da imaginação de cada um. Recuperando esta nossa antiga tradição e tendo em conta que a costura voltou e está para ficar, a AMI – Assistência Médica Internacional, em parceria com a Companhia das Agulhas – escola de costura e malha, lançou em 2017 o projecto Taleigo AMIgo – embrulhar com sentido a favor da AMI. A ideia, desde o lançamento e até aos dias de hoje, é a de juntar costureiras voluntárias e apoiar a causa da AMI.

Quais os princípios do Taleigo AMIgo?

O projecto Taleigo AMIGo pretende:

  • Juntar pessoas para um bem comum numa rede solidária: A Companhia das Agulhas convida voluntários a costurar taleigos que serão depois doados à AMI;
  • Combate à Pobreza: A AMI responsabiliza-se por colocar os taleigos à venda na sua loja online e em stands físicos por 7.5€ cada. O dinheiro obtido pela venda do taleigo AMIgo reverte a favor do seguinte projecto e missão que a AMI tem no terreno:
    • Missão Natal apoio a famílias portuguesas carenciadas que estão sob a alçada da AMI contribuindo para os cabazes de Natal a oferecer anualmente.

4 taleigos AMIgos = 30€ = 1 família apoiada com um cabaz

  • Proteger o Ambiente: O principio do Taleigo é reaproveitar tecidos que, de outro modo, acabariam no lixo. Por outro lado, ao embrulhar uma prenda com um taleigo AMIgo quem a recebe poderá encontrar múltiplas finalidades e dar um destino diversificado ao embrulho, evitando criação de lixo.

 

Desde 2017, com o valor arrecadado pela venda de Taleigos, a AMI já apoiou mais de 300 famílias com os cabazes de natal.

 

Como poderei usar o Taleigo AMIgo?

O taleigo AMIgo pode ser usado para múltiplas finalidades. Por si só, o próprio taleigo AMIgo pode ser um presente ou mesmo embrulhar as suas prendas. Desta forma estarás não só a ajudar quem precisa, mas também a diminuir o consumo de papel.

Podem-se usar taleigos para, por exemplo:

  • Guardar o pão
  • Ir às compras
  • Armazenar leguminosas
  • Guardar a roupa suja
  • Guardar o pijama
  • Saco da dança
  • Saco do Tricot

Entre muitas outras ideias, que podem partilhar connosco!

 

Como posso ajudar?

Se souberes costurar à máquina, pode fazer pelo menos um taleigo AMIgo e doá-lo à AMI. Fizémos um video tutorial, com o passo-a-passo para costurar o seu taleigo AMIgo.

Caso não saibas costurar, pode comprar pelo menos um taleigo AMIgo para usar ou oferecer a alguém.

 

Sei costurar! Como é que faço o meu Taleigo AMIgo?

O taleigo AMIgo é um projecto de nível básico de costura e pode ser feito por qualquer pessoa que saiba usar a máquina de costura.

Para que não existam dúvidas sobre os materiais a usar e as medidas, preparámos um vídeo tutorial com o passo-a-passo para cortar e confeccionar um taleigo AMIgo.

Solicitamos que respeitem os materiais e as medidas, bem como o uso de restos de tecidos e roupa usada, para que os princípios do projecto prevaleçam intactos.

Antes de doares os teus taleigos, agradecemos que, se necessário e vos te possível, os laves e/ou passes a ferro.

Caso ainda não saiba costurar, podes aprender, frequentando as nossas aulas de iniciação à costura.

Se tiveres dúvidas e questões sobre a execução dos taleigos, poderás expô-las no grupo de Facebook “Taleigo AMIgo“. Para acederes ao grupo, basta clicares AQUI.

 

E vai haver algum ENCONTRO para fazermos o taleigo AMIgo em conjunto?

Sim! Será no próximo dia 5 de dezembro de 2023, na sede da AMI. Contacta a AMI para saberes como te podes inscrever neste encontro.

 

Para participar nos Encontros Taleigo AMIgo, deves ter o seguinte material:

  • restos de tecidos 100% algodão
  • camisas ou lençóis de algodão sem uso
  • trapilho ou cordão de algodão (ou em alternativa um t-shirt velha – fazemos trapilho a partir dela)
  • o teu kit de costura (tesoura, fita métrica, alfinetes, tesourinha de remates, etc)
  • tábua de corte, cortador rotativo e régua (caso tenhas, facilita como explicado no vídeo, caso não tenhas, usas a tesoura)

Neste encontro vamos fazer taleigos juntas, utilizando a técnica do crazy patchork e por isso todos os restinhos de tecido 100% algodão podem ser usados.

Se quiseres organizar um grupo de costura para costurar Taleigos e doar à AMI, serão todos muito bem-vindos.

 

Já fiz o meu Taleigo AMIgo – quando e onde o posso entregar?

Os Taleigos poderão ser entregues ou enviados por correio para os seguintes locais:

Partilha também o teu taleigo AMIgo nas redes sociais usando a hashtag #taleigoAMIgo e identificando a @companhiadasagulhas e a AMI.

Tenho material para doar. Como faço?

A AMI aceita doação de restos de tecidos e de camisas, toalhas, lençóis 100% algodão e sem uso.

Pedimos que entregues estes têxteis lavados e passados a ferro, na seguinte morada:

 

Partilha também o teu taleigo AMIgo nas redes sociais usando a hashtag #taleigoAMIgo e identificando a @companhiadasagulhas e a AMI.

 

Quero comprar um Taleigo AMIgo. Onde posso fazê-lo?

O Taleigo AMIgo estará disponível para compra nos pontos de venda AMI (por pessoas credenciadas), na loja online da AMI e na sede e Delegações da AMI.

A totalidade das receitas ajudará a missão Natal da AMI – Missão Natal 2018 da AMI.

 

Lembramos que…

4 Taleigos Amigos vendidos correspondem a uma família apoiada com 1 cabaz de natal.