Custom Menu

Latest From Our Blog

Passo a passo: Costurar uma Capa de Livro

Estamos a publicar este artigo em setembro de 2019, mês em que a Companhia das Agulhas celebra 4 anos de existência. O passo-a-passo para costurar uma capa de livro que aqui vamos partilhar de seguida não é inocente! E passamos a explicar porquê!

Foi lançado esta semana o livro “GESTÃO DE REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS“, com a descrição de casos práticos de empresas e empreendedores portugueses. A Companhia das Agulhas é com muito orgulho um desses casos práticos. A autora, Ana Mendes, é uma das formadoras pioneiras em Portugal na matéria e por aqui já tivemos o prazer de participar em algumas das suas enriquecedoras formações, que obviamente aconselhamos.

As redes sociais são sem dúvida uma das nossas montras e foi assim que começámos a dar os primeiros passos no que toca à divulgação da existência da escola. Hoje em dia temos umas instalações magníficas, com uma montra gigante e todos que passam a vêem. Mas antes, para quem ainda se lembra, “vivíamos” num sítio bem mais pequeno e localizado numa cave. Sim, era lindo, tínhamos jardim, mas que só dava para as traseiras. Continuamos a utilizar diariamente as redes sociais para mostrarmos os bastidores da escola, novos produtos da loja, os trabalhos dos nossos alunos, etc etc etc. Caso ainda não o façam… Sigam-nos no facebook e instagram, o nosso perfil é @companhiadasagulhas

Voltando ao livro. Chegou-nos esta semana pelo correio, directamente da editora. Obrigada Ana! E sabemos que já está à venda nas livrarias! O lançamento oficial em Lisboa é dia 24 de Setembro e aqui encontram toda a info. Nós estaremos por lá a dar força.

Mas passando ao tema do artigo – costurar uma capa de livro. Quem gosta de ler, anda sempre com o seu livro do momento para trás e para a frente. Orá põe na mala, ora tira, ora põe no carro, ora tira. Sem capa fica mais susceptível de se estragar.  Para prevenir que isso aconteça podemos, por exemplo, usar uma capa de livro. Há também quem não goste que as outras pessoas saibam qual o livro está a ler (a capa é uma maneira de esconder o título) ou há simplesmente quem ache giro, prático e goste de usar capas de livro.

Então aqui segue o passo a passo.

Esta capa de livro é um modelo simples, apenas com uma aba, para poder ser usada em livros com cerca de 23 cm de altura e com lombada até 8 a 10 cm. Não tem qualquer sistema de fecho, e isto foi feito propositadamente, para se tornar mais prática de usar. Caso o livro que desejem forrar tenha dimensões diferentes, é só questão de adaptarem as medidas. Não esquecer de dar a folga necessária para valores de costura e utilização.

Para costurar uma capa de livro vão precisar do seguinte material:

  • 2 rectângulos de tecido com 28 x 60 cm (ou coser pedaços de tecidos de restos de outros trabalhos, até perfazer as medidas desejadas)
  • 2 rectângulos de entretela termocolante de tecido com 28 x 60 cm
  • tesoura de tecido
  • alfinetes
  • tesourinha de remates
  • máquina de costura
  • linha contrastante de algodão ou poliéster para coser à máquina
  • fita métrica

Começar por cortar os tecidos e a entretela com as dimensões indicadas e colar a entretela no avesso de ambos os tecidos, usando o ferro na temperatura máxima com vapor. Aparar o excesso.

Colocar os tecidos direito com direito e coser uma das laterais (esta lateral corresponde à terminação da aba).

A partir da costura feita, medir 10 cm e marcar com alfinetes (ou dando um pique), no topo e fundo.

De seguida dobrar a extremidade para dentro, tipo fole, fazendo coincidir as marcações feitas no ponto anterior.

dobra-capa-livro Passo a passo: Costurar uma Capa de Livro

 

Alfinetar e coser a toda a volta, à largura do calcador, deixando na outra lateral uma abertura para virar do direito.

Se desejarem podem arredondar os cantos da outra lateral, usando por exemplo, como “molde” um prato ou caneca. Fazem um dos lados e depois cortam o outro igual.

Cortar os cantos da primeira lateral cosida a 0,5cm da costura. Virar do direito, puxando os cantos para fora (pode ajudar com a ponta da tesoura ou pauzinho do chinês).

20190920_122050 Passo a passo: Costurar uma Capa de Livro

 

Vincar o valor de costura da abertura no ferro para facilitar o fecho, pespontar a toda a volta pelo interior do calcador e está ponta a usar!

Mostrem-nos as vossas capas e os livros que estão a ler, partilhando nas redes sociais com a hashtag #eucrioeufaçoeuuso e identificando a @companhiadasagulhas.

 

Um beijinho e boas costuras

 

20190920_122831-e1568991517715 Passo a passo: Costurar uma Capa de Livro

Sem Comentários

Neste momento não é possível fazer comentários.