O que é o novo Clube da Alice?
O novo Clube da Alice, é um Clube de makers com o objetivo de reunir peças feitas à mão, no tamanho recém-nascido, para doar a quem precisa.
As peças podem ser costuradas, tricotadas ou feitas em crochet. Conseguimos saber junto das instituições de apoio a famílias carenciadas, que as peças que mais fazem falta são:
- Casaquinhos
- Fofos
- Gorros
- Botinhas
- Mantinhas
- Lençóis para alcofa
- Fraldas de pano
Como surgiu o novo Clube da Alice?
O novo Clube da Alice nasceu do já terminado Clube das Agulhas da Alice, onde dezenas de makers se uniram para costurar, tricotar e crochetar roupa e acessórios para a Alice, que nasceu em setembro de 2021, e é a filha mais nova da Sofia Craveiro, nossa responsável.
Depois da segunda filha, a Sofia, como já não planeava ter mais bebés, deu quase tudo o que tinha, a quem precisava. Conclusão da história, praticamente não tem roupinhas para a sua Alice.
E foi precisamente num dos encontros de um Clubes das Agulhas, que esta conversa surgiu. Sim, porque não damos só ás agulhas, também damos à língua e não é pouco! Uma das Madrinhas Clubeiras, a Sandra deu o mote! Vamos todas ajudar a fazer roupinhas handmade para a Alice! Ora ficou o grupo todo entusiasmado.
À Sofia, vieram-lhe logo as lágrimas aos olhos com tamanha bondade desta comunidade fantástica de makers, e disse ” adorei a ideia!”. Passou o fim-de-semana a matutar na coisa e achamos nós que vai nascer daqui um Clube muito especial.
Então, no Clube das Agulhas da Alice vão-se costurar, tricotar, crochetar e bordar peças de roupa e acessórios de bebé.
Enquanto as roupinhas servirem à Alice, serão usados por ela. Depois serão doados a uma instituição de solidariedade e apoio a bebés, escolhida pelo grupo de Clubeiras.
Devido ao sucesso deste Clube, que terminou em Julho de 2021, não só devido ao número de participantes, como à quantidade de peças doadas e a todo o carinho que envolveu a execução de cada peça e o amor que se sentiu em toda a duração do Clube, percebemos que tínhamos que dar continuidade a este Clube, com um ligeiro twist. As peças passam a ser exclusivamente tamanho recém-nascido e serão doadas novas às instituições.
Quero participar e preciso de ideias de modelos e medidas das peças?
Na internet encontram vários modelos gratuitos, inclusivamente de designers portuguesas, de modelos que podem fazer para doar.
Vamos deixar aqui alguns exemplos:
- Fofo baleia da Filipa Carneiro
- Botinhas Darcy da Sandra Magalhães 8Agasalhos e Bugalhos)
- Modelos vários no site da Rosários4
- Puerperium Cardigan da Kelly van Niekerk
Onde devo entregar as peças que faço?
Na Companhia das Agulhas, dentro do nosso horário de funcionamento (ver aqui).
Nós depois faremos as peças chegar às instituições.
E os materiais?
Como estamos a falar de peças de bebé, mais do que nunca, é importante serem usadas apenas fibras naturais, quer em tecidos, quer em fios.
Aconselhamos os tecidos 100% algodão a quem for costurar e fios de algodão, linho, seda ou lã a quem for tricotar ou crochetar. Evitar usar fios ou tecidos cuja composição tenha plástico (poliéster, poliamida) à mistura.
Como falamos de projectos de tamanho pequeno, podem utilizar restinhos que tenham em casa de outros projetos.
Mesmo assim… Tenho dúvidas…
🙂
Alguma dúvida, podes sempre entrar em contacto connosco:
ESCOLA
Email: geral@companhiadasagulhas.pt
Telefone (escola): +351 213 870436
LOJA
Email: loja@companhiadasagulhas.pt
Telefone (loja): +351 928 027 664
#clubedasagulhas
#eucrioeufaçoeuuso
#companhiadasagulhas
#fuieuquefiz