Custom Menu

Latest From Our Blog

O novo Clube da Alice

Capa-Páginas-18-1024x512 O novo Clube da AliceO que é o novo Clube da Alice?

O novo Clube da Alice, é um Clube de makers com o objetivo de reunir peças feitas à mão, no tamanho recém-nascido, para doar a quem precisa.

As peças podem ser costuradas, tricotadas ou feitas em crochet. Conseguimos saber junto das instituições de apoio a famílias carenciadas, que as peças que mais fazem falta são:

  • Casaquinhos
  • Fofos
  • Gorros
  • Botinhas
  • Mantinhas
  • Lençóis para alcofa
  • Fraldas de pano

 

Como surgiu o novo Clube da Alice?

O novo Clube da Alice nasceu do já terminado Clube das Agulhas da Alice, onde dezenas de makers se uniram para costurar, tricotar e crochetar roupa e acessórios para a Alice, que nasceu em setembro de 2021, e é a filha mais nova da Sofia Craveiro, nossa responsável.

Depois da segunda filha, a Sofia, como já não planeava ter mais bebés, deu quase tudo o que tinha, a quem precisava. Conclusão da história, praticamente não tem roupinhas  para a sua Alice.

E foi precisamente num dos encontros de um Clubes das Agulhas, que esta conversa surgiu. Sim, porque não damos só ás agulhas, também damos à língua e não é pouco! Uma das Madrinhas Clubeiras, a Sandra deu o mote! Vamos todas ajudar a fazer roupinhas handmade para a Alice! Ora ficou o grupo todo entusiasmado.

À Sofia, vieram-lhe logo as lágrimas aos olhos com tamanha bondade desta comunidade fantástica de makers, e disse ” adorei a ideia!”. Passou o fim-de-semana a matutar na coisa e achamos nós que vai nascer daqui um Clube muito especial.

Então, no Clube das Agulhas da Alice vão-se costurar, tricotar, crochetar e bordar peças de roupa e acessórios de bebé.

Enquanto as roupinhas servirem à Alice, serão usados por ela. Depois serão doados a uma instituição de solidariedade e apoio a bebés, escolhida pelo grupo de Clubeiras.

Devido ao sucesso deste Clube, que terminou em Julho de 2021, não só devido ao número de participantes, como à quantidade de peças doadas e a todo o carinho que envolveu a execução de cada peça e o amor que se sentiu em toda a duração do Clube, percebemos que tínhamos que dar continuidade a este Clube, com um ligeiro twist. As peças passam a ser exclusivamente tamanho recém-nascido e serão doadas novas às instituições.

 

Quero participar e preciso de ideias de modelos e medidas das peças?

Na internet encontram vários modelos gratuitos, inclusivamente de designers portuguesas, de modelos que podem fazer para doar.

Vamos deixar aqui alguns exemplos:

 

Onde devo entregar as peças que faço?

Na Companhia das Agulhas, dentro do nosso horário de funcionamento (ver aqui).

Nós depois faremos as peças chegar às instituições.

 

E os materiais?

Como estamos a falar de peças de bebé, mais do que nunca, é importante serem usadas apenas fibras naturais, quer em tecidos, quer em fios.

Aconselhamos os tecidos 100% algodão a quem for costurar e fios de algodão, linho, seda ou lã a quem for tricotar ou crochetar. Evitar usar fios ou tecidos cuja composição tenha plástico (poliéster, poliamida) à mistura.

Como falamos de projectos de tamanho pequeno, podem utilizar restinhos que tenham em casa de outros projetos.

 

Mesmo assim… Tenho dúvidas…

🙂

Alguma dúvida, podes sempre entrar em contacto connosco:

ESCOLA

Email: geral@companhiadasagulhas.pt

Telefone (escola): +351 213 870436

LOJA

Email: loja@companhiadasagulhas.pt

Telefone (loja): +351 928 027 664

 

 

#clubedasagulhas

#eucrioeufaçoeuuso

#companhiadasagulhas

#fuieuquefiz