Custom Menu

Latest From Our Blog

Máscara Social – Molde Gratuito!

O tema continua a ser controverso e a dar que falar mas tanto nos pediram que aqui vai: o Molde gratuito para fazeres a tua Máscara Social. Ainda não é certo se as máscaras são de facto um objecto essencial à protecção do vírus ou se podem ter contra-indicações, mas deixamos ao teu critério informares-te e decidires o melhor para a tua própria protecção, até porque hoje em dia o uso da mesma é obrigatório sempre que queremos entrar em espaços públicos fechados. Portanto, da nossa parte: aqui vai! Faz a tua e partilha connosco nas tuas redes sociais, identificando a @companhiadasagulhas. Desta forma estás a ajudar-nos a divulgar o nosso trabalho e nós agradecemos.

A Companhia das Agulhas desenvolveu as suas Máscaras de acordo com as especificações do CITEVE e partilha-as agora convosco. É uma peça muito simples de fazer, acessível a qualquer pessoa, desde que saiba usar a máquina de costura. Caso ainda não saibas costurar, também podes aprender connosco. Temos 3 opções possíveis, dependendo da tua disponibilidade e orçamento:

Para fazeres a tua máscara, só tens que ter o teu molde impresso, tecido de algodão, entretela ou TNT e elástico achatado ou de rolinho, dependendo da máscara que escolheres fazer. Tão simples quanto isso!

Deixamos-vos duas opções de Máscara Social:

  • Máscara I –  para ser feita com elástico achatado, que dá a volta à cabeça; para proteger as vias respiratórias, tem duas camadas de tecido + uma de entretela; existe em 3 tamanhos;
  • Máscara II –  para ser feita com elástico de rolinho, pois o mesmo fica a passar atrás das orelhas; como tem um canal para passar o elástico, consegue-se facilmente regular o seu comprimento;  a parte interna da  máscara tem um compartimento extra para onde podem adicionar um filtro de TNT, para uma protecção ainda maior; existe em 4 tamanhos.

 

Importa dizer que a Máscara II é uma evolução da primeira máscara que desenvolvemos, com adaptações e características que nos foram até indicadas pelas nossas clientes e alunas – obrigada meninas!

 

Máscara Social I

 

Materiais necessários:

Se ainda não tiveres os materiais todos de que precisas, podes encomendar através da nossa loja online,  que muito te agradecemos. Depois entregamos em tua casa.  Vê os artigos que sugerimos em baixo:

 

Tivemos um especial cuidado nas medidas do nosso molde, disponibilizando um molde L e M para adulto e claro, como não poderia faltar, um molde também para os mais pequenotes!

 

Molde da Máscara I

Para teres acesso ao teu molde só tens que carregar no link em baixo.

 

MÁSCARA SOCIAL I – MOLDE

CLIQUE AQUI!

 

Passo-a-passo da Máscara I

 

Depois de cortares tudo seguindo as indicações do molde, coloca a entretela com o ferro pelo avesso do tecido, une direito com direito, os dois tecidos exteriores e os dois forros. Depois é só colocar direito com direito forro e exterior, embutindo o elástico entre os direitos, coser a toda a volta pelo avesso, deixando uma abertura para virar.
Virar, passar a ferro, experimentar e se estiver tudo bem, pespontar pelo interior da patinha do calcador, ficando a aberta fechada desta forma.

 

Deixamos também aqui o directo que fizemos, com o passo a passo em video.

 

 

 

Máscara Social II

Em termos de design, é muito parecida à Máscara I, apesar de os moldes desta segunda versão terem mudado um bocadinho, alongando-se nas laterais para a inserção do elástico de forma a dar para o regular consoante os tamanhos de cada pessoa (afinal não somos todos iguais – e ainda bem!) e ainda acrescentámos os componentes necessários para que a vossa máscara possa ter a tal “bolsinha” para meterem o vosso filtro. Desta vez, desenvolvemos também um novo tamanho, tendo agora 4 tamanhos disponíveis: XS, S, M e L.

WhatsApp-Image-2020-05-14-at-141142-1024x768 Máscara Social - Molde Gratuito!

Materiais necessários:

Para esta segunda máscara os materiais divergem um bocadinho da primeira, uma vez que o elástico desta segunda versão utiliza-se atrás das orelhas e não à volta da cabeça. Para que isso não deixe ser motivo de conforto, a nossa loja também conta com uma selecção de elásticos rolinho, com diferentes cores e tamanhos (super giros). Para além dos elásticos, há também que ter atenção ao filtro que utilizamos no interior para nos proteger um bocadinho mais, por aqui gostamos de usar o TNT, um material descartável e não lavável que é só acrescentar à nossa máscara e deitar fora depois de usar. Vê os artigos que sugerimos em baixo e os respectivos links para a loja online onde podes fazer a tua encomenda:

 

Molde da Máscara II

Para teres acesso ao teu molde só tens que carregar no link em baixo.

 

MÁSCARA SOCIAL II – MOLDE

CLIQUE AQUI!

 

 

Passo-a-passo da Máscara II

Depois de cortares os tecidos e unires as costuras do meio, ficas com as seguintes componentes:

  • 1 máscara exterior (ME)
  • 1 máscara interior (MI)
  • 1 bolsa para o filto (BF)

Em cima da mesa (ou no teu joelho, garantimos que dá mais jeito, pelo facto de ser côncava), coloca as 3 componentes, por esta ordem: MI + BF, ambos com o direito virado para cima e por último, a ME com o direito virado para baixo, ficado assim, direito com direito dos anteriores. Faz as costurar centrais das 3 camadas baterem certo.

Depois procede da mesma forma da Máscara I, saltando a parte de embutir o elástico. Ou seja, coses a toda a volta e deixas um buraco para virar. Dá uns cortezinhos nas partes redondas e corta os cantos, não te esqueças. Depois viras do direito e pespontas a toda a volta, para fechar o buraco e segurar as costuras. Vira para dentro o canal, o suficiente para passares o elástico e ficares confortável (cerca de 2 a 3 cm) e cose. Corta cerca de 25 a 30 cm de elástico de rolinho para cada orelha e dá um nó, ajustando ao teu tamanho e cortando o remanescente. Esconde o nó no canal.

Depois só tens que cortar um rectângulos de TNT ao tamanho da bolsa do filtro e colocar sempre que precisares.

E voilá! Está feita. Mas deixamos aqui também o link para um directo que fizemos no facebook, com o passo a passo da Máscara II.

 

Diverte-te a costurá-las mas, sobretudo, protege-te! Depois de as utilizares, não te esqueças, lava as tuas máscaras a 60ºC e caso utilizes filtro de TNT, deita-o fora. O que significa que provavelmente terás que fazer mais do que uma, para poder trocá-las com frequência. Podes ainda fazer saquinhos para guardar as tuas máscaras.

 

Partilha connosco a tua máscara nas redes sociais, usando a hashtag #eucrioeufaçoeuuso #mascarasocial e identificando a @companhiadasagulhas

 

Um beijinho e vai ficar tudo bem!

Sem Comentários

Neste momento não é possível fazer comentários.