A importância da Manutenção das Máquinas de Costura
A Manutenção de máquinas de costura é importante para garantir o seu bom funcionamento, segurança de quem as utiliza, mas também melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, garantir os prazos de entrega e reduzir os custos de produção. Desta forma evitamos desperdícios ou perdas de tempo por questões de mau funcionamento.
Se costuma costurar, sabe bem a frustração de querer fazer um projecto e a linha estar constantemente a partir-se, ou darmos pontos em falso ou mesmo o nosso ponto ficar cheio de nós. Pois bem, esses são alguns dos problemas que podem ser originados pela falta de manutenção da sua máquina de costura.
O que é a Manutenção de Máquinas de Costura?
Há dois tipos principais de manutenção de máquinas de costura:
- Preventiva:
- Ligeira:
- Limpeza exterior
- Limpeza interior
- Lubrificação superficial com óleo
- Profunda:
- Tudo o que a manutenção leve inclui
- Lubrificação interior com massa lubrificante
- Ligeira:
- Correctiva
- Substituição de alguma peça desgastada
- Reparação de avarias
Saiba como e quando deve fazer a manutenção da sua máquina de costura e como é que a Companhia das Agulhas pode ajudar e até reparar alguma eventual avaria que surja.
Com que frequência devo fazer a Manutenção da minha Máquina de Costura?
Quem utiliza um bocadinho a máquina de costura todos os dias, deve fazer uma manutenção ligeira pelo menos todas as semanas. “A periodicidade recomendada entre pequenas manutenções vai das 6 às 8 horas de trabalho” – recomenda-nos o Mário Felizardo, responsável pelas marcas Bernina e Bernette em Portugal. No entanto, pelo menos uma vez por ano, devem fazer uma manutenção profunda à vossa máquina de costura. Sempre que se justificar, deverá fazer a manutenção correctiva.
Tudo isto está também relacionado com o tipo de projectos e com que matérias têxteis os realiza, e com a qualidade do material que utiliza. Por isso estes tempos são meramente indicativos e podem variar.
O nosso conselho
Antes de nos trazer a sua máquina de costura e caso detecte algum problema enquanto costura, aconselhamos o seguinte:
- Limpar a máquina e lubrificar, seguindo as instruções do manual
- Passar uma agulha comprida de coser à mão, no disco tensor, para garantir que não tem lá nenhuma linha presa
- Mudar a agulha, mesmo que não esteja partida (pode estar romba)
- Ajustar a tensão para 4, centrar a agulha e colocar o comprimento do ponto entre 2,5 a 3 mm
- Enfiar a linha na máquina devagar, garantindo que passa a linha em todos os pontos e colocar bem a canela no caneleiro (ver o vídeo “Como usar a máquina de costura” no nosso Canal Youtube para relembrar o enfiamento ou consultar o manual da máquina)
- Testar a máquina num pedaço de tecido sem elasticidade dobrado ao meio, garantindo que baixa o calcador
Se depois de fazer isto tudo a máquina continuar a coser mal, então sim, contactar um profissional.
Como é que a Companhia das Agulhas pode ajudar?
Na Companhia das Agulhas temos um Técnico Especializado em manutenção e reparação de máquinas de costura que nos ajuda a resolver todos os problemas que possam surgir, quer em máquinas domésticas, quer industriais.
Se tem uma máquina que precisa de ser analisada por um especialista pode ligar directamente para o nosso técnico que conseguirá agendar consigo e efectuar a manutenção ou arranjo necessário.
Como é que faço?