Custom Menu

Latest From Our Blog

Férias a Costurar e muito mais!

Desde o início que definimos como missão da Companhia das Agulhas trazer as artes do antigamente para os dias de hoje. E se neste momento isso já não é novidade e temos vindo a assistir a uma mudança de paradigma e a um certo “regresso às origens”, quando começámos encontrámos uma ou mais gerações que tinham crescido completamente desligadas de tudo o que era feito à mão. As avós faziam, as mães ainda sabiam alguma coisa mas a grande parte das nossas alunas tinha crescido sem qualquer conhecimento ou experiência nestas áreas. Partilhámos com elas aquilo que sabíamos e decidimos fazer a nossa parte para que as coisas fossem diferentes com as filhas e filhos delas, com a nova geração.

Como surgiram as Férias a Costurar?

As Férias a Costurar (toda a informação AQUI) surgiram naturalmente e um pouco por acaso, como muitas das melhores coisas. Sempre foi nossa intenção trazer as crianças para a escola, mas em Workshops conjuntos Mãe e Filha ou em simultâneo – mães e filhas na escola ao mesmo tempo, mas cada uma com a sua professora  a fazer cada uma o seu projecto. Entretanto fomos desafiadas por uma aluna nossa, que queria que a filha tivesse acesso ao tipo de actividades durante as férias escolares. Adorámos o desafio e há já 4 anos que o fazemos! 🙂

A evolução…

As Férias a Costurar acompanharam um pouco a evolução da Companhia das Agulhas e se antes eram essencialmente sobre costura (daí o nome), hoje são como uma pequena amostra de tudo o que qualquer pessoa pode fazer na nossa escola. A costura continua a ser a actividade preferida e aquela que nunca falta mas temos trabalhado para que a cada edição haja novas áreas, projectos e aprendizagens. Só este Verão já fizemos:

  • Costura: estojos, mochilas, sacos, scrunchies, headbands, calções e fatos de banho
  • Bordado à mão
  • Porta vasos em Macramé
  • Pulseiras e bolinhas em Crochet
  • Flores em lã através de Feltragem
  • Esmirna
  • Biocosmética: cremes, bálsamos, sais de banho, ambientadores
  • Pintura sobre Tecido (tranformaram uma simples t-shirt branca, numa t-shirt única)

Opiniões na primeira pessoa

Mais do que os projectos em si, que são o rosto visível do trabalho que aqui fazemos, aquilo que nos deixa mesmo felizes são os outros resultados alcançados. É bom vê-los chegar meio envergonhados na segunda e sair na sexta, com amigos feitos. Ver os mais velhos ajudar os mais novos. Perceber que de repente olham para peças velhas como algo cheio de potencial para ser reutilizado. Ouvir as ideias que vão surgindo, mais e mais, ao longo da semana. Testemunhar o orgulho com que mostram e usam as peças que foram eles que fizeram. Saber que querem continuar em casa aquilo que aqui aprenderam e voltar nas próximas férias. E ouvir o que acham destas semanas:

“Estou a adorar costurar e aprender diferentes tipos de costura! Costurar é muito divertido e relaxante! Todas as professoras explicam bem e são muito queridas. Já tinha feito uma semana cá e gostaria de continuar mais vezes. Também gosto muito dos materiais e das ideias!”

 

“Sinto-me como se estivesse em casa e a fazer o que mais gosto – costurar!”

 

“Gostei muito, diverti-me muito, costurei muito e fiz muitas amizades.”

 

“Esta semana foi muito incrível. Já é o meu 2º ano e espero voltar para o ano, não só aprendes a coser com também fazes amigos de qualquer idade.”

 

“A Companhia das Agulhas é bué fixe. Foi a minha segunda vez e é bué giro. Fizemos scrunchies e estojos e há semanas em que se fazem fatos de banho!”

 

E os pais, o que é que referem?

“Adorei o entusiasmo com que todos os dias chegou a casa e o que conseguiu aprender e fazer em tão pouco tempo.”

 

“A satisfação e alegria da minha filha durante esta semana.”

 

“Do entusiasmo da minha filha todas as manhãs, e de a ouvir dizer que quer voltar.”
2 Férias a Costurar e muito mais!

Turma das Agulhinhas

Entretanto e porque algumas meninas não queriam ter que esperar pelas próximas férias (nem nós!), criámos a Turma das Agulhinhas (toda a informação AQUI). No fundo, são Férias a Costurar que duram o ano inteiro, em regime de actividade extra-curricular. Já estamos a preparar o ano de 2019/2020 e em breve teremos novidades!

Ainda este Verão…

Férias a Costurar

(Dos 8-14/15 anos)

Até ao Verão acabar ainda temos duas semanas de Férias a Costurar para quem não conseguiu vir antes ou já está com vontade de regressar:

  • Semana VI – 5 a 9 de Agosto
  • Semana VII – 2 a 6 de Setembro

 

Semanas Intensivas

(a partir dos 14/15 anos sem limite de idade)

Para quem já tem filhos e filhas um bocadinho mais velhos ou simplesmente gostava de frequentar aulas em conjunto com eles (ou sem eles!), temos o mês de Agosto cheio de aulas intensivas: Iniciação à Costura (informação AQUI), Modelagem & Confecção (informação AQUI) e Swimwear (informação AQUI) . Estas aulas podem ser frequentadas a partir dos 14/15 anos, sem limite máximo de idade e se há outra coisa que adoramos é ver várias gerações juntas na mesma sala 🙂

Todas as inscrições estão disponíveis no nosso site, via email ou telefone.

Onde fica a Companhia das Agulhas?

Companhia das Agulhas
Rua Cardeal Mercier, 23B, 1600-006 Lisboa | geral@companhiadasagulhas.pt | 213870436/925493605

3 Férias a Costurar e muito mais!
Sem Comentários

Neste momento não é possível fazer comentários.