Custom Menu

Latest From Our Blog

Clube das Agulhas da Alice

Capa-Páginas-6-1024x512 Clube das Agulhas da Alice

Primeiro encontro: Terça-feira, dia 22 de Junho, pelas 21h30

 

 

O que é o Clube das Agulhas?

O Clube das Agulhas é um encontro de makers organizado pela Companhia das Agulhas. Inicialmente, começou por ser um encontro ao vivo e a cores, onde quem vinha, desenvolvia no Clube os projetos que tinha em mãos, entre dois dedos de conversa, um bolinho e um cházinho ou cafézinho. A costura, o tricot, o crochet, o bordado, a tecelagem e o macramé uniam-se, potenciando cada vez mais o #eucrioeufaçoeuuso e em boa Companhia! Entretanto o Clube das Agulhas original fez uma pausa e regressou na primavera de 2021 num formato diferente, online, mas com o mesmo princípio – um encontro de gente que faz. Tivemos que adaptar não só o formato, mas também as “regras”. Ou seja, o Clube passou a ser um encontro online de makers, com uma série de projetos giros que vamos fazer juntas. Este Clube da Alice que vimos aqui apresentar é um bocadinho diferente dos anteriores e com vários prémios à mistura. Continua a ler para ficares a saber tudo.

 

 

E o Clube das Agulhas da Alice?

Primeiro, começamos por explicar quem é a Alice 🙂 É a bebé que cresce dentro da barriga da Sofia. A Sofia é a responsável da Companhia das Agulhas e mãe de duas meninas, de 10 e 8 anos. Depois da segunda, como já não planeava ter mais bebés, deu quase tudo o que tinha, a quem precisava. Conclusão da história, praticamente não tem roupinhas para a sua Alice.

E foi precisamente num dos encontros de um Clubes das Agulhas, que esta conversa surgiu. Sim, porque não damos só ás agulhas, também damos à língua e não é pouco! Uma das Madrinhas Clubeiras deu o mote! Vamos todas ajudar a fazer roupinhas handmade para a Alice! Ora ficou o grupo todo entusiasmado.

À Sofia, vieram-lhe logo as lágrimas aos olhos com tamanha bondade desta comunidade fantástica de makers, e disse ” adorei a ideia!”. Passou o fim-de-semana a matutar na coisa e achamos nós que vai nascer daqui um Clube muito especial.

Então, no Clube das Agulhas da Alice vão-se costurar, tricotar, crochetar, bordar e ainda macramear peças de roupa e acessórios de bebé.

Enquanto as roupinhas servirem à Alice, serão usados por ela. Depois serão doados a uma instituição de solidariedade e apoio a bebés, escolhida pelo grupo de Clubeiras.

 

 

Quais os projetos que vamos fazer juntas?

Vamos fazer projectos de bebé, isso é certo. Deixamos aqui alguns exemplos das peças que podemos fazer:

  • fofos
  • toucas
  • botinhas
  • mantinhas
  • casaquinhos
  • cueiros
  • tapa fraldas
  • fraldinhas
  • bonecos em amigurumi
  • etc etc etc

Quando acabarem as inscrições e dependendo naturalmente do número de inscritas, definimos quem faz o quê e de que tamanho. Para garantirmos que não há peças repetidas 😉

 

Na Companhia das Agulhas temos uma série de moldes e passo-a-passo de peças de costura para bebé. Além disso, este Clube tem o apoio das seguintes designers portuguesas fantásticas, a quem muito agradecemos, pois amavelmente irão ceder alguns dos seus modelos de bebé para fazermos juntas:

  • Filipa Carneiro, que está quase quase a lançar um modelo de novo para bebé (um casaquinho amoroso)
  • Sandra Magalhães da Agasalhos e Bugalhos , marca que tem uma coleção amorosa de peças de bebé em tricot
  • Andreia Ferreira da Lemon Yarn Creations, com o seu mundo fantástico do Amigurumi

 

E há prémios?

Como forma de agradecimento a quem participar no Clube, queremos sortear prémios entre as participantes. Ainda não conseguimos enumerar tudo o que preparámos neste campo e por isso deixamos só um cheirinho, mas queremos ter mais e estamos a trabalhar para isso!!!!

  1. Uma máquina de costura PFAFF Smarter 130S, oferecida pela Moura e Fortes (o nosso fornecedor mais antigo, desde que criámos a Companhia das Agulhas!)
  2. Um cabaz de fios, oferecido pela Rosários4
  3. Outro oferecido pela Companhia das Agulhas
  4. Um cabaz de tecidos da Companhia das Agulhas
  5. Um modelo à escolha da designer Filipa Carneiro
  6. Um modelo à escolha da Agasalhos e Bugalhos
  7. Um modelo à escolha da Lemon Yarn Creations
  8. Um molde à escolha da Companhia das Agulhas
  9. Um ábaco da joalheira Inês Costa Design
  10. Um edição autografada do livro O Tricot da Luísa – a simples arte do tricot, da autoria da designer e tricotadeira Luísa Ló
  11. Uma receita de bordado da designer Ana Isabel Ramos, do Air Design Studio
  12. Uma receita de tricot da designer Ana Isabel Ramos
  13. Um kit iCRAFT – do it yourself labs
  14. Uma manutenção gratuita à máquina de costura (se dentro da grande Lisboa; se a vencedora se localizar fora de Lisboa, será feita uma assistência online), pelo técnico Andersom Pereira da Lisboa Máquinas
  15. Um voucher de 30€ para participação numa das Aulas, Cursos ou Workshops da Companhia das Agulhas
  16. Um código promocional para desconto de 20% em toda a secção de tecidos, fios e acessórios da nossa loja online (este código será fornecido a todas as participantes aquando da entrega das peças e será válido por 1 mês após conclusão do clube, exclusivamente para compras na loja online)

 

 

Como posso fazer para me inscrever?

As inscrições estão encerradas. Mas fica atenta, que este Clube, um dia, vai reabrir e com um objetivo totalmente solidário 😉

 

E os materiais?

Como estamos a falar de peças de bebé, mais do que nunca, é importante serem usadas apenas fibras naturais, quer em tecidos, quer em fios.

Aconselhamos os tecidos 100% algodão a quem for costurar e fios de algodão, linho, seda ou lã a quem for tricotar ou crochetar. Nunca usar fios ou tecidos cuja composição tenha plástico (poliéster, poliamida) à mistura.

Como falamos de projectos de tamanho pequeno, podem utilizar restinhos que tenham em casa de outros projetos.

 

 

 

Quais os requisitos para participar no Clube das Agulhas?

Para além de necessitares fazer a técnica com a qual te propões participar, necessitas também de um computador, tablet ou telemóvel com ligação à internet e ter o programa/aplicação ZOOM instalado ou executar através do teu browser de internet. O acesso ao ZOOM é gratuito para ti. Após inscrição partilhamos contigo o link de acesso ao Clube e o ID da reunião. Para poderes aceder, basta clicares nesse link.

Para finalizar, será necessário teres também um perfil de facebook, para te conseguirmos adicionar ao grupo privado que iremos criar.

Quando e como decorrem os encontros do Clube das Agulhas?

O primeiro encontro (e o único que agendamos formalmente), será na terça-feira, dia 22 de Junho, pelas 21h30, através da plataforma Zoom. 

Depois, o Clube passa a decorrer através de um grupo privado de Facebook criado para o efeito e sempre que nos apetecer a todas, mascamos Encontros extra, para estarmos a fazer os projetos juntas, entre dois dedos de conversa.

 

Mesmo assim… Tenho dúvidas…

🙂

Alguma dúvida, podes sempre entrar em contacto connosco:

ESCOLA

Email: geral@companhiadasagulhas.pt

Telefone (escola): +351 213 870436

LOJA

Email: loja@companhiadasagulhas.pt

Telefone (loja): +351 928 027 664

 

 

#clubedasagulhas

#eucrioeufaçoeuuso

#companhiadasagulhas

#fuieuquefiz