Custom Menu

Latest From Our Blog

Clube das Agulhas – encontro semanal de makers

Mas o que é isto do Clube das Agulhas?

 

O Clube das Agulhas é um encontro semanal de makers onde desenvolvemos, em conjunto, os projectos que temos em mãos. Neste encontro, a costura, o tricot, o crochet, o bordado, a tecelagem e o macramé misturam-se com dois dedos de conversa.

Este encontro surgiu da necessidade da nossa equipa ter tempo para, em conjunto, costurar e tricotar os seus próprios projectos. Depressa chegámos à conclusão de que seria ainda melhor fazê-lo não só em equipa, mas também na companhia das nossas queridas alunas, alunos e de quem mais quiser aparecer. ‘‘A ideia de fazer um encontro de gente que cria não é nova aqui na escola e vem sendo maturada há já algum tempo’’ informa a diretora da Companhia das Agulhas, Sofia Craveiro.  ‘’O facto de nós, enquanto equipa, desejarmos ter um dia nosso onde podíamos em conjunto fazer coisas para nós foi um dos motores. É que parecendo que não, nem sempre é fácil ter tempo disponível semanalmente para nos sentarmos a tricotar, costurar… criar!”

 

Quando é o Clube das Agulhas?

Os encontros começaram em Setembro de 2018. Agora, acontecem todas as segundas-feiras, entre as 14h30-17h30. O ponto de encontro são instalações da Companhia das Agulhas, na Rua Cardeal Mercier, nº23b, em Lisboa.

 

Qual o valor do Clube das Agulhas?

Estes são encontros informais e sem custos. Os interessados poderão usufruir das nossas instalações. Dispomos de salas equipada e cheia de luz para podermos desenvolver os nossos projectos da melhor forma. No caso das máquinas de costura, quem não quiser trazer a(s) sua(s), poderá utilizar as nossas (ponto direito e corta-e-cose). Basta pagar uma taxa de aluguer de 5€/encontro. Esta taxa inclui a utilização da máquina e linhas de coser. Este valor é apenas para quem pretenda utilizar as nossas máquinas e linhas. Pode optar por trazer as suas e nesse caso, não existe qualquer custo associado.

 

DSC_1232 Clube das Agulhas - encontro semanal de makers

 

Nas tardes do Clube das Agulhas, a Companhia das Agulhas está aberta a quem quiser participar. Não há necessidade de inscrição prévia, basta aparecerem com algum projecto, já iniciado ou ainda por iniciar, e desenvolvê-lo em conjunto connosco.

Estes encontros não são aulas, mas sim ‘’momentos de partilhas entre makers’’, como afirma Filipa, uma das nossa professoras de tricot.  Por isso, para quem procura apoio ou ajuda para criar algo, o mais indicado será inscrever-se nas nossas aulas, cursos e workshops aqui.

 

A nossa professora Margarida, revela que estes encontros a relembram ‘’dos primeiros tempos da Companhia, de como me senti inspirada pelos projetos das alunas e eu própria comecei cada vez mais a criar roupa para mim. Até então era a minha profissão criar moldes e peças e não tinha o hábito de criar para mim. Cheguei algumas vezes a ficar até mais tarde na escola, em conjunto com a Sofia, para terminarmos projetos para nós’’.

A Marta, por exemplo, é uma das nossas alunas que faz questão de marcar presença nestes encontros. Já aprendeu a costurar – e bem! – connosco, mas a sua paixão é o tricot. Em relação ao Clube das Agulhas, não esconde o seu entusiasmo e evidencia o impacto deste grupo na sua vida. ” Permitiu-me abrir horizontes e abraçar novos projectos. É um grupo cheio de calor humano!”. Obrigada Marta!

Marta Clube das Agulhas - encontro semanal de makers

A Marta com a sua camisola Giesta terminada! Feita com o fio Ecotton da Rosários4 que encontra na nossa loja.

 

A Companhia das Agulhas é também contactada, com alguma frequência, por pessoas que procuram alugar máquinas de costura. Com  o Clube das Agulhas, Sofia Craveiro acredita que ‘’conseguiremos promover encontros de partilha entre makers, dinamizando e incentivando o #fuieuqufiz’’, um dos objectivos da Companhia. Destes encontros, espera ‘’só feedback positivo’’. Similarmente, a professora Margarida espera por ‘’momentos de partilha de conhecimento, experiências e boas conversas’’. E é isso mesmo que tem acontecido todas as semanas.

Horário de funcionamento da loja da Companhia das Agulhas

Nos dias do Clube das Agulhas a loja da Companhia das Agulhas estará aberta no seu horário habitual de funcionamento (10-19h) e, por isso, poderá adquirir o que necessitar connosco.

Não há desculpas para não participar! 😊

 

DSC_1144 Clube das Agulhas - encontro semanal de makers

Sem Comentários

Neste momento não é possível fazer comentários.