Custom Menu

Latest From Our Blog

kal xaile

KAL Natal – Xaile da Cauda do Dragão

O primeiro KAL da Companhia das Agulhas é o Kal Xaile da Cauda do Dragão, para se fazer em tricot e ainda vem com passatempo, onde podem ganhar uma aula de tricot gratuita.

Para se habilitarem ao PASSATEMPO KAL Xaile terão que:

– Gostar da página da Companhia das Agulhas no facebook
– Subscrever a newsletter da Companhia das Agulhas, mesmo aqui do lado direito
– Partilhar a foto do vosso Xaile Cauda do Dragão concluído, indicando o fio que utilizaram (encontram o post do KAL Xaile aqui)
– Partilhar o post de forma pública no vosso mural de facebook, com o texto “Eu quero ganhar uma aula de tricot na Companhia das Agulhas e fiz o KAL Xaile da Cauda do Dragão
 (info: o post do passatempo do KAL Xaile Cauda de Dragão, estará marcado como publicação de topo na página da facebook da Companhia das Agulhas, a partir de 3 de Janeiro)
O passatempo decorre até às 23h59 do dia 31 de Janeiro de 2017, e a vencedora será encontrada aleatoriamente no random.org e revelada durante o dia 1 de Fevereiro, na página de facebook da Companhia das Agulhas.

BOA SORTE!

Antes de passarmos à receita de como tricotar o Xaile Cauda de Dragão, do nosso KAL Natal, não podemos deixar de agradecer às nossas alunas. Sim, a vocês, que são peritas em lançarem-nos desafios. Diziam-nos então, há uns tempos atrás – têm que lançar um projecto de tricot, para fazermos todas ao mesmo tempo! Como sabem, aceitar desafios e concretizar por aqui é a palavra de ordem e por isso pusemos mãos à obra e aqui está o KAL, que para quem não sabe, que dizer “Knit ALong”, ou seja,  um projecto comum, para todas fazermos ao mesmo tempo. A ideia é ir partilhando os trabalhos, dúvidas, dificuldades e conquistas e no fundo, aprendermos todas, umas com as outras.

Mas voltando ao xaile da cauda do dragão e porque estamos em época festiva, e há que confraternizar com a família, escolhemos um projecto simples e rápido, que assim que se começa, memoriza-se logo a construção do mesmo. É feito todo em liga, com alguns pormenores como a montagem de malhas depois da carreira tricotada, aumentos e mates simples.
Material:
Fio aconselhado – Debbie Bliss Rialto Luxury Sock (cerca de 2 a 3 novelos)

A espessura da lã e a tensão da amostra não são muito importantes neste projecto, por isso recomendamos que escolha uma lã matizada e a trabalhar com agulhas circulares, de tamanho igual ou ligeiramente superior às indicadas no rótulo do fio, dependendo da vossa própria tensão. A ideia é que o tricot fique mais solto.

 

Receita de tricot do Kal Xaile da Cauda de Dragão:

Podem fazer o download do pdf clicando no link – kalnatal2016-companhiadasagulhas-xaile-cauda-dragao

Abreviaturas
L – liga
ms – malhas
mt – mate
aum – aumento
C – carreira

Montar 5 ms.
C1 – L em todas as ms
C2 – 2L, 1aum, 1L, 1 aum, L até ao final da C (nota: colocar um marcador a sinalizar o lado dos aum, para não haver enganos)
Repetir as C 1 e 2, 5x, até formar 6 nervuras (ribs) de L
No final da última C (C n.º 12), montar 2 ms adicionais
Fazer 10 mt, e tricotar L até final da C
A C seguinte é de aum; 2L, 1aum, 1L, 1 aum, L até ao final da C
Repetir este esquema, até ao tamanho de xaile desejado, finalizando com o remate de todas as ms.

 Vejam aqui como se fazem os aumentos:

 

  E aqui como se faz a montagem das duas malhas adicionais e os mates:

 

A Companhia das Agulhas – escola de costura e malha

Para quem ainda não nos conhece, a Companhia das Agulhas, é uma escola de costura e malha, localizada no Bairro Azul em Lisboa. Temos aulas livres, cursos e workshops de costura, tricot, crochet e bordados. Na área da costura, podem encontrar na nossa escola, várias vertentes – corte, costura e modelagem, costura criativa e patchwork e quilting. Podem sair da escola, vestidas da cabeça aos pés, fazer os vossos acessórios ou mesmo peças para a decoração das vossas casas.

A Companhia das Agulhas é um a escola para todas as idades. A  aluna mais nova que já passou pela escola tinha na altura apenas dois anos e a mais velha, mais de 80!

 

Boas festas! Divirtam-se com este KAL Xaile e partilhem as fotos das vossa caudas de dragão connosco, usando as hashtags:
#companhiadasagulhas
#xailedacaudadodragao
#eucrioeufaçoeuuso

Tags:

2Comentários

Deixe um Comentário