Custom Menu

Latest From Our Blog

gorros-botinhas-tricot-bebe

Gorros e Botinhas em Tricot XXS

A Associação XXS é a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. Fundada em 2008  por um grupo de pais que viveu a experiência da prematuridade na primeira pessoa, tem como missão ajudar os bebés prematuros e as suas famílias a ultrapassarem aqueles que poderão ser os momentos mais difíceis das suas vidas. Está a decorrer até dia 17 de Novembro de 2017 a 2ª Campanha “XXS-XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração, uma Campanha Nacional de Angariação de Gorros e Botinhas em tricot XXS para bebés prematuros.

É sabido que os bebés prematuros têm tendência para arrefecer as extremidades do seu frágil corpinho e é muito importante que sejam aquecidos com gorros e botinhas para os manter com uma temperatura estável.

Esta necessidade de conforto é ainda maior quando os Bebés XXS fazem com os seus pais o Método Canguru. Também conhecido como “Contacto Pele a Pele”, o Método Canguru é uma técnica utilizada em muitas Unidades, com resultados muito positivos demonstrados em todo o mundo e que consiste no contacto, precoce, prolongado e o mais contínuo possível, de pele com pele, entre os pais e o bebé, permitindo um maior envolvimento no cuidado ao recém-nascido.

Através da campanha XXS-XXL, Pequeno no tamanho, Grande no coração, a XXS faz um apelo a todos os Portugueses (sociedade em geral e lares aderentes) para que tricotem gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença e contribuam desta forma para aquecer os corações dos Bebés XXS, dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País.

A entrega dos gorros e botinhas deve ser feita até ao dia 17 de novembro (dia em que é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade) em qualquer uma das 12 lojas Knot espalhadas pelo país. A Nestlé, também parceira nesta iniciativa, irá posteriormente recolher o material e entregar junto de todas as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais do país.

Esta campanha é organizada pela XXS e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, Nestlé, Knot e Final Solution.

 

Companhia das Agulhas decidiu de forma independente apoiar e partilhar esta bonita iniciativa e espera que, tal como nós, se juntem a ela. Uma das nossas formadoras de tricot, a Filipa Carneiro, mais conhecida por Nionoi  foi a responsável pelo desenho dos modelos, escreveu as instruções e fez uns super vídeos-tutoriais, que explicam tudo desde o início, para conseguir tricotar os gorros e botinhas em tricot XXS. Os modelos são bastante simples e qualquer tricotadeira, mesmo de nível de iniciação ao tricot, está apta a fazê-los. 

Faça aqui o download das instruções.

 

E colocamos também aqui os vídeos tutoriais para poder fazer sem dificuldades os gorros e botinhas em tricot XXS:

 

  • Gorro de bebé em tricot XXS

 

  • Botinhas de bebé em tricot XXS

 

Caso ainda não saiba tricotar ou deseje reaprender o que já esqueceu, inscreva-se no nosso Curso de Iniciação ao Tricot. O próximo será às segundas-feiras, das 14h30-17h30 e começa dia 6 de Novembro. Este curso é ideal para quem quer aprender as bases do tricot e ficar apto a desenvolver projectos como golas, ponchos, gorros, cachecóis, mantas, almofadas, botinhas e casacos de bebé, entre outros. Pode fazer a sua inscrição aqui.
Aproveitamos este post, para também divulgar outros projectos a que se podem associar:

 

Gorros Com Amor – decorre durante todo o ano, aceitam peças feitas à mão para doar em hospitais, banco do bebé, associações de ajuda a famílias carenciadas;

Projeto Migos – todo o ano aceitam polvos feitos em crochet para doar a bebés prematuros em várias unidades neonatais

Malhas de Esperança– recolhem gorros, lenços e brinquedos para entregar no IPO e Acreditar

Sonhos Entrelaçadas – recolhem gorros que são entregues no IPO do Porto

Fonte: Tricotar em público (no facebook)

 

Se souberem de mais algum projecto solidário partilhem connosco nos comentários.

 

22688909_1442150365883947_4382854954180126559_n Gorros e Botinhas em Tricot XXS

 

– eu crio, eu faço, eu uso –
somos apaixonadas por usar o que criamos e fazemos-

Sem Comentários

Deixe um Comentário