Custom Menu

Latest From Our Blog

img_3215

Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

Olá!

Hoje vamos explicar como tirar o molde e costurar leggings de criança, a partir de umas leggings já existentes e ao tamanho desejado, para fazer umas calças de pijama.

 

A ideia surgiu por sugestão do programa Faz Sentido da SIC Mulher, apresentado pela Ana Rita Clara, que nos convidou a apresentar um projecto, que se enquadrasse com o Dia Nacional do Pijama. Pois nada melhor que fazer o próprio pijama, dando vida ao lema #eucrioeufaçoeuuso, ou neste caso, “ele” ou “ela” usam.

Para quem não sabe, aqui fica a informação. A Missão Pijama tem como objectivo de sensibilizar Portugal para o “direito de uma criança crescer numa família”, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas, fazendo parte desta missão, o Dia Nacional do Pijama, uma iniciativa educativa e solidária, feita por crianças que ajudam outras crianças.

 

Eis o material que vão precisar:

  • leggings do tamanho desejado
  • papel para molde (podia-se marcar directamente no tecido, mas optámos por fazer o molde, para se poder reproduzir quantas vezes quiser; ideia: reutilizar caixas de cereais ou sacos de papel para o molde)
  • malha jersey (de preferência de algodão e com elasticidade semelhante à das leggings que serviram de base para o molde)
  • elástico de 2 a 3 cm
  • linha à cor
  • tesoura de papel
  • tesoura de tecido
  • tesourinha de remates
  • alfinetes
  • lápis
  • esquadro e/ou fita métrica
  • lápis, giz ou canetas de tecido
  • máquina de costura

20161109_160747 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

E agora, aqui segue o passo a passo:

Começar por colocar uma perna das calças dentro da outra, direito com direito. Posicionar as calças sobre o papel, alfinetar, marcar com lápis pelo limite da frente. Passar as calças para o outro lado do papel, tendo o cuidado de respeitar a linha lateral, que é a nossa linha de fio direito. Marcas as costas.

20161110_154538 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama 20161110_153449 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

Retirar os alfinetes,  fazer os ajustes necessários ao traçado e adicionar os valores de costura (1cm a toda a volta, 2 cm para bainha e 2 a 3 cm para o cós,  dependendo da largura do elástico que se quer utilizar).

20161110_155055 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

Cortar o molde pelo limite.
Colocar o molde sobre o tecido, respeitando o sentido do fio. Alfinetar. Cortar. Ficamos com dois componentes iguais, que correspondem à perna direita e à perna esquerda.

20161110_165231 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama 20161110_195206 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

Passamos então à confecção.
Começar por fazer a baínha,  dobrando o tecido dois cm para dentro, alfinetar e coser com ponto elástico. Se desejar, chulear antes de fazer a baínha.
Dobrar cada perna individualmente direito com direito, alfinetar,  coser.

20161110_195304 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

20161110_205440 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

Colocar uma perna dentro da outra, direito com direito, coser o gancho, tendo o cuidado de fazer bater certo as costuras. Virar deixando as calças pelo avesso.

20161110_205449 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama

Falta só o cós! Que neste caso, vamos simplificar, cosendo um elástico pelo avesso e dobrando de seguida.

Medir a cintura da criança  e cortar um elástico com menos cerca de 5 cm (depende, por isso o melhor é colocar o elástico à volta da cintura e ver a medida que fica confortável).

Fechar o elástico, sobreponto as extremidades uma sobre a outra, e coser (fazer um quadrado e uma cruz por dentro). Marcar os meios e os quartos do elástico e do tecido.
Distribuir o elástico pelo avesso da cintura, alfinetar e coser com ponto elástico, pelo topo. Virar para o inteiror e dar um pesponto pelo direito, com ponto elástico.
E voilá! Estão feitas as leggings. Um projecto simples, rápido e simples, que pode também ser uma bela prenda de Natal.
20161111_112418 Como tirar o molde e costurar leggings de criança para fazer um pijama
Aproveitamos ainda para informar que no próximo dia 8/12/2016, iremos ter na Companhia das Agulhas, um workshop onde vamos ensinar a fazer umas Leggings de jersey e renda, tamanho de adulto. Inscrições aqui.
Um beijinho, boas costuras!
Partilhem connosco os vossos trabalhos nas redes sociais com as hashtags #companhiadasagulhas #eucrioeufaçoeuuso
Mais info sobre a missão pijama e o dia nacional do pijama, no site da Mundos de Vida.

– eu crio, eu faço, eu uso –
somos apaixonadas por usar o que criamos e fazemos

Sem Comentários

Deixe um Comentário